Segov promove várias ações durante campanha do Setembro Amarelo

A Secretaria de Estado de Governo (Segov) promoveu, durante o mês de setembro, uma ampla programação para estimular o bem-estar dos servidores do órgão e seus públicos, alusiva à campanha “Setembro Amarelo”, cujo intuito é conscientizar a todos sobre a prevenção com saúde mental e o suicídio.
O Setembro Amarelo acontece desde de 2015 e se difunde em escolas, empresas privadas e órgãos públicos, com o objetivo de quebrar os tabus e estigmas em torno do assunto e estimular a busca por ajuda.
“A vida é dom dado por quem nos colocou nesse mundo e por isso eu acho que ninguém veio até esse mundo sem ter uma missão, todos nós somos importantes cada um de nós tem o seu papel. Nós temos que usar essa vida com o propósito e devemos encarar cada desafio que se apresenta diante de nós. É importante que estejamos sempre de coração aberto para conhecer as pessoas e buscar o melhor que as pessoas tem”, ressaltou Márcio Machado, secretário de Estado de Governo.
Entre as ações, ocorreu a palestra “O amor do elo se faz com empatia”, nas dependências do auditório do edifício João Goulart e reuniu dezenas de servidores, com a presença do psicólogo Ruy Cruz.
“O setembro Amarelo é uma campanha visa trabalhar a prevenção a alto-mutilação, comportamento alto provocado e ao suicídio. Com tudo isso, é um tema que apesar de chamar atenção da sociedade, gera receio, porque falar sobre suicídio é remeter à morte ou morrer, e a nossa ideia com a palestra é que trazer um viés de valorização a vida”, explicou o psicólogo.
Para servidora Ana Nubia, o encontro entre o profissional e os servidores foi positivo. “Todos os dias nós vemos números de tragédias, e aqui, na nossa conversa, o dr. Ruy nos mostrou um jeito diferente de ver esse problema e principalmente como tratá-lo”, relatou a servidora da Casa Civil.
“Muito importante para um ambiente de trabalho, e inclusive seria muito bom que encontros como esses ocorressem mensalmente e não de forma pontual. Aprender a lidar com as emoções e com ansiedade no ambiente de trabalho se não devidamente tratada, pode ocasionar situações mais graves” pontuou Mauryene Gonçalves, servidora do setor de engenharia da Segov.
Parques e Shoppings da Criança
Além do prédio sede, as secretárias adjuntas com a de Residências Oficiais e Projetos Especiais, realizou ações nos parques e nas unidades do Shopping da Criança – São Luís e Bacabal.
Nos parques, uma série de vídeos foi produzida e divulgada nas redes sociais do perfil @vemproparque, demostrando como o contato com a natureza e o ambiente podem ajudar na saúde e no equilíbrio mental, como uma verdadeira terapia para mente em um espaço público, seguro e democrático.
Outra ação realizada no durante o mês de setembro foi no Shopping da Criança, com a temática “ #você não está sozinho”, a unidade realizou momentos importantes junto aos pais e as crianças atendidas com momento de bem estar, palestras com psicólogos e café da manhã coletivo”, evento gratuito aberto ao público.
“Foram três dias de campanha aqui no Shopping da Criança, para reforçar aos pais que a partir do momento em que eles entram aqui no shopping para tratamento do seu filho, eles não estão sozinhos, terão um acolhimento. Essa ação também reforça que há um esforço do Governo do Estado para que eles se sintam acolhidos cada vez mais e aqui possam se sentir uma família”, relatou Luciana Figueiredo, gestora do Shopping da Criança.