Governo realiza curso de conservação e restauro de documentos em papel
A Curadoria do Palácio dos Leões, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Governo (Segov), promove, de 18 a 22 de julho, o 1º Módulo do Curso de Conservação em Documentos Suporte Papel. Esse é o primeiro a ser realizado depois 15 anos no Maranhão.
“É um curso que vai versar sobre a conservação de obras de artes sobre papel. Esse acervo nós o temos em grande parte por conta da coleção do Arthur Azevedo, que é uma das maiores coleções da América Latina e que esta resguardada aqui no Museo do Palácio”, explica Ana Carolina Vieira, secretária Adjunta de Curadoria e Bens Culturais da Segov.
Segundo Carol Vieira, o curso foi feito há 15 anos e, desta vez, está sendo capacitada uma equipe nova para manusear e salvaguardar todas essas obras que constam no acervo.
O curso é destinado aos servidores da Curadoria do Palácio dos Leões. Ainda participam servidores da Secretaria de Cultura, técnicos da Fundação da Memória Republicana, do Arquivo e da Biblioteca Pública, locais que também trabalham com acervos em papel.
Segundo a curadora, o curso está dividido em 4 módulos com aulas teóricas e práticas. “No primeiro módulo, vamos falar sobre conservação preventiva de acervos, e nos outros três vamos falar de fato sobre restauração em papel com vasta prática em: tratamentos acuosos, desacidificação de papel, restauração de livros, reencarnação, enfim, uma lista bem completa de formação como há muito tempo não se via em nenhuma casa de curadoria no Maranhão”, revelou Carol Vieira.
O curso também tem a finalidade de criar um corpo técnico próprio, podendo, com isso, auxiliar outras casas de cultura. O curso é ministrado por uma empresa especializada na conservação e restauração em papel, com palestrantes renomados como o Prof. Dr. Cezar Karpinski (SC), doutor em História e Conservador de Bens Culturais, e a Profª Me. Rita de Cássia - Conservadora Restauradora de Bens Culturais.
Laboratório da Curadoria
O curso está sendo realizado nas dependências do laboratório de restauro da Curadoria do Palácio dos Leões, um dos poucos em funcionamento existentes na região Nordeste. “Nosso laboratório é dos poucos bem equipados para conservação e restauro de acervos em papel. Essa unidade foi montada por técnicos da Biblioteca Nacional em 2008. É o único que ainda está em pleno funcionamento com todo maquinário” conclui a gestora.
O curso seguirá até a próxima sexta-feira (22), com 30% do conteúdo teórico, e o restante da carga horária será distribuída em módulo prático, sendo realizado com o acervo da coleção de Artur Azevedo, resguardado pela Curadoria.
Serviços:
O que é: Curso de Conservação em Documentos Suporte Papel na Curadoria do Palácio dos Leões
Data: 18 a 22 de julho (segunda a sexta-feira), 9h às 11h e das 14h às 17h
Local: Curadoria do Palácio dos Leões (Rua da Montanha Russa)