Governo inaugura praça José Chagas no parque da Lagoa em homenagem ao centenário do poeta

25/10/2024

O Governo do Maranhão, por meio Secretaria de Estado de Governo (Segov), entrega à população, nesta segunda feira (28), às 17h, mais uma restauração no complexo da Lagoa da Jansen. Trata-se da praça Poeta José Chagas, que será inaugurada em homenagem ao centenário do escritor que deixou um grande legado cultural com a publicação de mais de 20 livros. A iniciativa é uma parceria do governo do Maranhão com a Academia Maranhense de Letras (AML).

A praça localizada próximo ao BPTUR e em frente à entrada da península, recebeu um novo calçamento de concreto polido; canteiros com paisagismos considerando árvores para aumentar as áreas de sombreamento e bancos; transformação do muro do entorno com arte em grafite, tornando-o em espaço instagramável; nova iluminação; instalação de pontos de água para irrigação do espaço verde; substituição do piso existente por piso em granilite; recuperação dos portais existentes e instalação de base para identificação visual da placa.

A praça também vai ganhar uma escultura do poeta feita pela artista plástica Marlene Barros. O novo espaço faz parte do conjunto de obras de revitalização do parque da Lagoa da Jansen e, após ser inaugurado, será um novo atrativo para o lazer na cidade.  

Sobre José Chagas
 

José Francisco das Chagas nasceu em Piancó, na Paraíba, em 29 de outubro de 1924. Poeta, jornalista, membro da Academia Maranhense de Letras, escreveu mais de 20 livros dedicados à cidade de São Luís. Entre suas obras estão: “Os canhões do silêncio”, “Os Telhados”, “Azulejos do Tempo”, “Apanhados do Chão”, “Maré/Memória”, entre outros.

José Francisco das Chagas, o José Chagas, foi um maranhense de alma e coração. Radicado no Maranhão desde 1948, recebeu o título de Cidadão Maranhense em outubro de 2004 pela Assembleia Legislativa como parte das comemorações de seus 80 anos.

Foi funcionário aposentado da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); vereador da Câmara Municipal de São Luís por um mandato, onde atuou como diretor da Secretária-geral; técnico em Comunicação Social na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) até aposentar-se. Foi cronista no jornal O Estado do Maranhão, no qual mantinha coluna semanal.

José Chagas assumiu a Cadeira nº 28 da Academia Maranhense de Letras (AML) no dia 3 de abril de 1975. Foi patrono da 5ª edição da Feira do Livro de São Luís, promovida em 2011 pela Prefeitura. O poeta faleceu em 13 de maio de 2014.

SERVIÇOS:  

O que: Inauguração da Praça José Chagas  

Quando: Segunda-feira (28), às 17h

Onde: Lagoa da Jansen  

Sugestão de entrevista: Márcio Machado, secretário de Estado de Governo; Lourival Serejo, presidente da AML e Felix Alberto, escritor e membro da AML