Governo do Maranhão entrega escolas reformadas no Tibiri e Cruzeiro do Anil, em São Luís

Localizado na Rua do Mercado, no Tibiri, o Centro de Ensino Juvêncio Matos passou por reforma completa, e foi entregue a comunidade nessa quarta-feira (20). Foi realizada a revisão da cobertura, troca do forro em PVC, revisão nas instalações sanitária e hidráulica, execução de toda instalação elétrica nova, execução de piso korodur (revestimento de alta resistência, argamassado e de grande densidade, usado em ambientes industriais) no pátio coberto, instalação de janelas de vidro e pintura geral. A obra foi executada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov).
“Uma escola bem estruturada incentiva os alunos ao estudo e facilita o trabalho dos professores. Por isso, estamos fazendo obras em centenas de escolas estaduais. Esta semana a gente também entregou a obra de reforma do Colégio Militar Tiradentes I, na Vila Palmeira. Essas escolas vão garantir o futuro desses estudantes e permitir que eles cheguem à universidade”, assinalou o governador Carlos Brandão.
“É muito importante estarmos aqui hoje, ao lado do governador Carlos Brandão, da secretária Jandira, entregando o Centro de Ensino Juvêncio Matos, uma escola que fica na zona rural de São Luís, uma unidade de ensino importante para essa comunidade formado estudantes que ingressam em universidades como vimos depoimentos aqui. Fazer parte disso, reformando e qualificando esses espaços, dando condições para que professores e alunos tenham um bom desempenho sempre é prioridade do governo, uma determinação do govenador Carlos Brandão que temos cumprido”, afirmou o secretário de governo Márcio Machado.
Segundo o gestor geral, Ubiratan de Jesus Viégas, a reforma atendeu todas as necessidades estruturais da unidade. “Nossa escola já tinha passado por outras reformas, mas esta realmente resolveu todos os problemas que a escola acumulava há anos. Arrumaram o poço artesiano, a quadra, colocaram guarda-corpos para dar mais segurança aos estudantes entre outros problemas. Então, é um benefício enorme para a escola, para nossos alunos e a comunidade em geral”, comentou.
A professora Sônia Regina Ribeiro, que há 19 anos leciona Língua Portuguesa, também destacou as melhorias que a escola recebeu. “Essa reforma era esperada há muito tempo. Ela trouxe o ar-condicionado. Nós não tínhamos salas climatizadas e isso dificultava muito a rotina em sala de aula. Temos uma nova biblioteca e televisores para realizarmos outras atividades com os estudantes, para que eles tenham mais disposição para estudar. Nós estamos muito gratos por todo o trabalho que foi feito aqui”, disse.
Os alunos também falaram dos benefícios que a reforma da escola vai trazer. “Os professores da escola são ótimos, mas faltava uma estrutura que complementasse o trabalho já feito aqui e agora nós temos isso. A gente já esperava há muito tempo e agora está ótimo”, contou a estudante Mirelly Miriam dos Santos, 16 anos, do 2º ano do ensino médio.
Haylinka Sofia, 16 anos, aluna do 2º ano do ensino médio, também aprovou a reforma. “Essa reforma simboliza não apenas a renovação da estrutura física da escola, mas também o reconhecimento do valor da educação pública e do impacto positivo que ela pode gerar em nossas vidas”, comentou.
A unidade de ensino, que foi inaugurada em 1988, atende a 467 alunos do ensino fundamental maior, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos bairros Tibiri, Tibirizinho, Vila Aparecida, Rio do Meio, São Raimundo e adjacências.
A unidade tem 7 salas de aula, sala para diretoria, secretaria, sala de professores, biblioteca, sala de recursos multifuncional, arquivo, cozinha, rampas de acesso, banheiros masculino e feminino e banheiro adaptado para pessoas com deficiência e quadra poliesportiva.
Além da Escola Juvêncio Matos, o governador entregou o Centro Educa Mais Viriato Correa , no bairro Cruzeiro do Anil onde foram executados serviços de demolição do piso de alta resistência, revisão do forro de madeira, plantio de árvores ornamentais, pintura externa, revestimento de cerâmica para o piso, revisão e reparo das instalações elétricas e hidrossanitárias, e instalação de novas louças sanitárias. A quadra poliesportiva da escola também foi totalmente reformada.