Após 15 anos, curso de capacitação em restauro e conservação de documentos em suporte de papel é retomado no Maranhão
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), concluiu nesta sexta-feira (7), o curso de Conservação em Documentos Suporte Papel, voltado para a preservação de artes em papel, presentes em diversas peças do acervo público estadual. O curso não era oferecido há 15 anos e foi realizado nas dependências do laboratório de restauro da Curadoria do Palácio dos Leões, um dos poucos em funcionamento existentes na região Nordeste.
“Uma iniciativa muito importante, principalmente para a conservação dos bens que pertencem ao Estado, para que no futuro as pessoas tenham acesso ao que temos trabalhado”, destaca Camila Moraes, servidora da Curadoria e Bens Culturais da Secretaria de Estado de Governo (Segov) e uma das participantes do 4º e último módulo do curso.
O curso foi iniciado em agosto e teve como foco central ensinar e capacitar sobre a conservação de obras de artes sobre papel, considerando os acervos presentes no Maranhão, como a coleção de Arthur Azevedo, uma das maiores da América Latina, que está em destaque no Museu do Palácio dos Leões.
Anna Carolina Vieira, secretária adjunta de Curadoria e Bens Culturais da Segov, ressalta que o curso, dividido em quatro etapas, abordou sobre a conservação preventiva de acervos, assim como dialogou sobre a restauração em papel com práticas em restauração de livros, entre outros. Além disso, o curso também é voltado para manuscritos e outras peças do acervo do Governo do Estado, como as gravuras do salão de banquete, localizadas no Palácio dos Leões.
“Trabalhamos com diversas e novas técnicas, assim como novos materiais e novos alunos. É tudo novo. E a capacitação ajuda a melhorar e aperfeiçoar o trabalho que já desenvolvemos dentro da Curadoria”, aponta Anna Carolina.
Segundo a profissional, as atividades contaram com profissionais de diversos espaços presentes em São Luís, como a Biblioteca Pública Benedito Leite, a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) e o Arquivo Público do Estado do Maranhão.
A criação do curso surgiu após Anna Carolina Vieira participar de uma atividade similar em Santa Catarina – local onde conheceu os professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Cezar Karpinski, que participou dos primeiros módulos do curso em São Luís, e Rita de Cássia Castro da Cunha, responsável pela realização da etapa final da atividade em São Luís.
“São atividades e capacitações que conseguimos proporcionar para os profissionais maranhenses e que fortalecem este rico material histórico presente no Maranhão”, pontua Rita de Cássia Castro da Cunha.