Governo finaliza site para agilizar pesquisa no Diário Oficial do Estado

10/06/2022

Novas funcionalidades serão agregadas ao atual sistema de pesquisa do Diário Oficial do Estado (DOE). A novidade será disponibilizada ainda este mês pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Casa Civil, com o lançamento de novo site que vai oferecer diversos serviços e otimizar os processos de busca e acesso às matérias publicadas.

A nova plataforma está sendo desenvolvida pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), por meio da Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação (Seati). O objetivo é garantir mais rapidez e qualidade nas etapas de pesquisa e facilitar o acesso a todos os cadernos que compõem o DOE.

Uma das novidades oferecidas pelo novo sistema é a busca mais aprimorada, precisa e rápida. Ao fazer a pesquisa, o usuário recebe os termos grifados com a numeração da página e poderá expandir o resultado antes de baixar o documento. Além disso, terá a opção de baixar somente a página ou documento inteiro em pdf, e caso necessário com a assinatura eletrônica.

Outra mudança será uma vitrine das últimas edições lançadas, uma forma de dar acesso mais rápido às matérias publicadas sem precisar fazer busca para encontrar edições anteriores. A intenção é que em breve o site tenha um acervo digital com todas as edições.

“Com o aperfeiçoamento do sistema, esperamos ampliar o acesso a todos os cidadãos que têm direito à informação pública de qualidade, por meio de um sistema fácil de manusear, com rapidez e qualidade”, destacou Bruna Abreu, secretária adjunta da Casa Civil. 

O Diário Oficial do Maranhão é dividido em vários cadernos: Executivo, Judiciário, Terceiros, extras e suplementos. A pesquisa é feita por data/período e palavras-chave.