09/11 13:07

Alunos do Formando e Cozinhando receberam aula show com o vencedor do MasterChef Profissional, Rafael Gomes

O vencedor do MasterChef Profissional e chef do estrelado Itacoa (Rio Janeiro e Paris), Rafael Gomes, veio ao Maranhão para ministrar uma aula show exclusiva, na última segunda-feira (8), sobre “A influência da Cozinha Brasileira na Cozinha Francesa e da Cozinha Francesa no Brasil” aos alunos do programa social do Governo do Maranhão, “Formando e Cozinhando”. O projeto, que acontece nas dependências do IEMA Gastronomia, localizado na Rua do Egito, é uma realização do Governo do Maranhão por meio das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), Governo (Segov) e Cultura (Secma), através da Lei de Incentivo à Cultura.

Em 20 anos de carreira, o Chef Rafael Gomes adquiriu uma bagagem profissional extensa, que o colocou como uma das principais revelações da gastronomia internacional da última década. Rafael viajou os cinco continentes e acumulou experiências do Alasca à Ásia, além de ter trabalhado nos restaurantes multipremiados Eleven Madison Park, Mirazur e Grand Coeur.

Os alunos do “Formando e Cozinhando” aprenderam a fazer um menu completo com entrada, prato principal e sobremesa. Como entrada, o chef Rafael Gomes ensinou a fazer Mil Folhas de Pupunha. O prato principal foi Tilápia Meunière com espinafre salteado. Como sobremesa, Tiramisù.

Rafael Gomes disse que se sentiu honrado por ter recebido o convite do Governo do Maranhão para ministrar aula e capacitar 25 profissionais da cozinha, além de ter tido o privilégio de visitar o Maranhão. “Este convite serviu para que eu conhecesse outras partes do país. Já experimentei a culinária local e pude conferir um pouco da cultura maranhense. Hoje, os alunos aprenderam algumas técnicas francesas, técnicas essas que fazem parte de minha formação. Também trouxe conhecimento de outros lugares do mundo baseado em tudo que já vivi dentro da gastronomia”, disse.

“Ficamos felizes em receber o chef Rafael Gomes no nosso programa Formando e Cozinhando. Os alunos deste programa estão vivendo experiências únicas que vão levar para toda a vida. É gratificante observar o empenho de todos os envolvidos no Formando e Cozinhando”, disse o titular da Sedes, deputado Márcio Honaiser.

O aluno do Formando e Cozinhando, Patrick Sales, que é técnico em confeitaria, disse que ficou feliz ao saber da aula do chef Rafael Gomes, já que é um apaixonado pela cozinha quente e admira o trabalho do chef. “A aula foi maravilhosa com o chef Rafael Gomes, já que sou um apaixonado pela cozinha quente. Este projeto apareceu no momento certo porque eu estava em busca de qualificação, ele está entregando tudo aquilo que foi proposto, por isso, tenho gostado muito do que estou vendo e aprendendo no curso.

Próxima aula
Nesta terça-feira (9), os alunos do “Formando e Cozinhando” tiveram aula com o chef Leandro Burnett sobre “Bebidas e Bares”. O chef é especializado em cozinha francesa, cozinha contemporânea e gestão de bares e restaurante. Leandro Burnett também é chef do Quartetto Bar.

Contatos

contatos

E-mail:

contato@segov.ma.gov.br

Localização

localização

Edifício João Goulart, Centro

São Luís
Maranhão