26/01 17:24

Governo do Maranhão lança o projeto ‘Aluguel no Centro’ e mais editais do ‘Adote um Casarão’

As medidas visam incentivar acesso à moradia e retomada da economia em momento de crise

Duas ações que visam impacto positivo no centro da capital foram lançadas nesta terça-feira, 26, pelo Governo do Maranhão. Em entrevista coletiva foram apresentados o projeto ‘Aluguel no Centro’ e mais editais do “Adote um Casarão’, todos no âmbito do Programa Estadual Nosso Centro, com a participação dos secretários de Governo (Segov), Diego Galdino, Secretário de Cidades (Secid), Márcio Jerry, e o Secretário de Cultura (Secma), Anderson Lindoso.

O lançamento do ‘Aluguel no Centro’ tem como objetivo incentivar a habitação no centro da capital, facilitando o acesso à moradia no atual momento de crise, assegurar a recuperação e preservação de imóveis e fomentar o comércio e o desenvolvimento sustentável.

“É um projeto que buscar beneficiar não apenas os interessados na moradia, mas também os proprietários dos imóveis existentes no centro, uma forma de melhorar a qualidade de vida dos moradores, e que representa todo um esforço do Governo Estadual e esperamos venha a se tornar referência no Brasil”, enfatizou o secretário de Governo, Diego Galdino.

Podem participar do Aluguel no Centro servidores públicos (federais, estaduais e municipais de São Luís), comerciantes com CNPJ ativo e trabalhadores com carteira assinada. O Governo pagará 80% do valor do aluguel, com concessões válidas por períodos de até 5 anos.

Outra ação anunciada durante a coletiva foram os editais do ‘Adote um Casarão’. O projeto tem como meta ocupar 15 casarões, dos quais 10 já estão disponíveis e os demais em obras.

O secretário de Cidades, Márcio Jerry chamou a atenção para dois editais em especial, o do casarão onde funcionou em décadas passadas o conhecido Moto Bar, e outro que foi sede do Iterma. Pelo projeto empresas privadas terão a oportunidade de fazer reformas dos casarões, de propriedade do Governo do Maranhão, e ocupá-los de forma gratuita, para instalar projetos e atividades econômicas.

“O programa Nosso Centro vem progressivamente aperfeiçoando suas ações, que visam definitivamente repaginar o centro de São Luís, cuidar do patrimônio cultural e dinamizar atividades econômicas, explorando as potencialidades locais”, declarou Márcio Jerry, Secretário de Cidades.

Aluguel no Centro – início das inscrições
A partir desta quarta-feira, 27, os proprietários de imóveis já poderão se
inscrever pelo site aluguelnocentro.ma.gov.br ou presencialmente na
Secretaria de Estado de Governo (SEGOV), Ed. João Goulart, Av. Pedro II, centro de São Luís.

Já a inscrição dos interessados na moradia está prevista para o dia 1º de março. A partir dessa data a lista dos imóveis estará disponível no site podendo o interessado fazer a sua escolha. Em caso de haver mais de um interessado pelo mesmo imóvel, o beneficiário será definido por sorteio

Para tirar dúvidas e obter mais informações os interessados podem entrar em contanto pelos seguintes canais de comunicação: pelo site aluguelnocentro.ma.gov.br , E-mail aluguelnocentro@segov.ma.gov.br ou pelo Telefone (98)2016-4275

Contatos

contatos

E-mail:

contato@segov.ma.gov.br

Localização

localização

Edifício João Goulart, Centro

São Luís
Maranhão